VINHOS PARA O CASAMENTO


A maioria dos Buffet não incluem vinhos no cardápio, deixando ao critérios e custo dos noivos. Hoje, daremos continuidade ao assunto: “vinhos para casamento“. Confira mais alguns jargões sobre e também os vinhos a serem escolhidos no verão e no inverno. Ah, não se esqueça de encomendar as taças! Tim Tim…

Moscato d´Asti é italiano = doce, leve e com menos pressão de gás. A versão nacional se chama Moscatel se segue a mesma linha de leveza e dulçor.

Cava = é espanhol, feito do mesmo jeito que o champagne, mas não pode se chamar champagne por ser feito na Espanha.

Lambrusco = nome de uva, os vinhos lambruscos baratinhos do mercado não são feitos nem pelo método charmat, nem pelo método champenoise, eles são feitos pelo método coca-cola, adicionados de gás.

Cada estação, o vinho certo

Verão: dê preferência para os brancos e espumantes, vale a pena colocar os tipos docinhos. Frascati (italiano, tranquilo leve e docinho), Moscatel (espumante nacional), ou Moscato d´Asti (italiano), espumantes nacionais brut agradam a todos, os docinhos agradam mais as mulheres.

Inverno: tinto ou espumante, o vinho branco vai sobrar e tinto seco também.

Taças

Flûte para espumantes: alta e magra
De degustação para tintos e brancos (se for tipo ISO, com a boca mais fechadinha que o bojo, melhor): baixinhas e gordinhas. A taça ISO (International Standards Organization), criada em 1970. Ela é uma espécie de taça coringa, pois serve para todos os tipos de vinho.

Brinde
A propósito, na hora do brinde, não é regra que seja feito com champagne. O brinde também pode ser feito com vinho espumante, que inclusive é uma bebida considerada chique e festiva, ótima para brindar