Muitas vezes os noivos nos perguntam o porquê das diferenças exageradas encontradas nos orçamentos que recebem.
Diferenças sempre vão existir, pois o custo operacional de cada empresa varia mas, em alguns casos, você tem como se precaver contra os exageros.
Para melhor exemplificar, vamos nos basear num orçamento de decoração.
Quando você recebe um orçamento, nele está embutido:
- Custo da Arte: é o Projeto de Decoração em si, elaborado conforme a preferência dos noivos e a infra-estrutura do local do evento;
- Custo das Flores (que são suas e você e seus convidados tem o direito de levar no final da festa;
- Custo da Locação dos Materiais do Decorador: se você mesma fosse decorar sua festa, teria que alugar os materiais em empresas especializadas e pagaria muito mais caro;
- Custo da Logística: frete para transportar os materiais, montar e desmontar a decoração. Dependendo do tamanho do evento, uma quantidade maior de profissionais tem que ser deslocada para o local, para que tudo esteja pronto no prazo contratado;
- Custo da Mão de Obra para confecção dos arranjos;
- Margem de Lucro do Decorador.
O que pode encarecer demais um orçamento?
- Uma empresa localizada em bairro nobre (grife custa caro, ou seja, é como se você fosse comprar a lanterna do seu carro na concessionária autorizada ou na auto-peças do bairro);
- Um evento muito distante da empresa de decoração (frete mais caro);
- Um decorador que não possua material próprio (aluga tudo);
- Alguém, que se diz decorador, mas que repassa todo o serviço para terceiros e recebe uma comissão por isso. Aqui cabe uma ressalva: Excluimos desse comentário os Consutores/Assessores de Eventos, que são empresas e/ou profissionais autônomos, que prestam o serviço completo para realização da sua festa, cobrando valores honestos e que são negociados com transparência total com noivos, que optaram por não ter nenhuma preocupação com a contratação dos serviços;
- Alguém querendo ficar rico às suas custas.
Aprendemos com vocês noivos, que a Decoração é talvez o item mais difícil de contratar devido à incerteza de comprar um produto que só se vê no dia do evento e também devido às disparidades de preços encontradas no mercado e, por isso, muitas vezes, vocês acabam optando por indicações do próprio local (buffet, Igreja, salão, etc).
Não queremos, de forma nenhuma, julgar o trabalho de ninguém, porém o que podemos lhes sugerir é que visitem as empresas de decoração para se certificarem da qualidade dos materiais oferecidos (vasos, colunas, tapetes, mesas, etc). Solicitem que o decorador visite o local do evento, juntamente com vocês e não se baseiem apenas em fotos.