Como evitar que a união acabe por conta da falta de dinheiro e manter o orçamento do casal em dia.
Mais de um milhão de pessoas se casam por ano no Brasil. E o que as pesquisas não mostram, mas que especialistas garantem ser realidade, é que a questão financeira é uma das principais responsáveis pelas separações (1,3 pessoas se separa a cada grupo de mil no Brasil todos os anos).
Para a pesquisadora e professora da Fundação Getúlio Vargas, Karime Costalunga, o primeiro passo para evitar esse tipo de problema é cada um manter a sua independência financeira.
|
“A grande sacada para manter o casamento entre quem se gosta é cada um ter a sua própria fonte de renda, não existindo assim uma relação desubordinação.”
 Outro ponto destacado pelos consultores de economia doméstica diz respeito à necessidade de se organizar um orçamento e segui-lo à risca. Se ficou definido no orçamento que os gastos com restaurantes, por exemplo, serão de R$ 300 no mês, não há como passar disso. É a mesma coisa que uma dieta para emagrecer – só vai surtir efeito se for cumprida, orienta o economista Luís Carlos Ewald.
Para os que ainda não têm casa própria, Ewald e também o professor de administração Cláudio José Carvajal sugerem o simples: poupar e guardar dinheiro.
Mazal Yov (Boa Sorte)
|
O Celebrante - Khaleb Bueno
FONTE: Caderno: Seu Dinheiro - Folha da Tarde